Escrito em 9 de Fevereiro de 2014 às 01:20
TweetarO Bitcoin é uma forma de dinheiro digital, o qual é criado e mantido em formato eletrônico. Não existe uma entidade central que o controla. Os Bitcoins não são impressos como os euros ou dólares, são antes produzidos por pessoas que colocam o seu hardware(computadores) e software especifico a resolver problemas matemáticos complexos. O Bitcoin é também conhecido como uma cryptocurrency(moeda encriptada).
O que diferencia o bitcoin de outras formas de dinheiro digital?
Hoje em dia todas as moedas convertíveis já são trocadas digitalmente, moedas tradicionais como o euro, dólar, iene ou outras são convertidas todos os dias em mercados financeiros que operam estas trocas na forma digital.
A característica mais importante no bitcoin e que o diferencia das outras formas de dinheiro digital está em ser uma moeda descentralizada. Não existe uma instituição ou entidade que controla a rede bitcoin, dada a sua natureza P2P(rede ponto a ponto).
Quem é pessoa ou entidade que criou esta moeda?
O bitcoin foi criado por um engenheiro de software de nome Satoshi Nakamoto. Na descrição inicial do bitcoin, Satoshi propunha-se a criar novo meio de pagamento eletrônico baseado em provas mateméticas. A ideia era criar uma moeda independente de qualquer autoridade central que seria transferida de forma eletrônica e com custos muito baixos nas transacções.
Quem imprime a moeda bitcoin?
Ninguém. A moeda bitcoin não existe num formato físico e não existe semelhança à impressão que se assiste nas moedas tradicionais(euro, dólar ou outras). O bitcoin existe apenas na forma digital.
O bitcoin é muitas vezes associado ouro, por ser uma moeda em que tal como na matéria prima ouro, existe uma quantidade finita, o bitcoin tal como o ouro não pode ser diluído como as moedas tradicionais(euro, dólar ou outras). Nas moedas tradicionais é comum assistir-se a ao fenómeno de desvalorização da moeda que tem como consequência a inflação. Isto não acontece com o bitcoin.
Em relação ao como é o bitcoin gerado. Pois bem, o bitcoin é criado digitalmente por pessoas e seus computadores por um processo a que se dá o nome de mineração. Qualquer pessoa pode minerar bitcoins. As bitcoins são mineradas usando poder de cumputação numa rede distribuida. Este mesma rede também processa as transacções que são feitas entre os utilizadores.
Quer então de dizer que não existe uma quantidade ilimitada de bitcoin?
Sim, o bitcoin não existe em quantidade ilimitada. Apenas existirão 21 milhões de bitcoins. Esta quantidade limitada de moedas está especificada no protocolo bitcoin. Poderá pensar-se que 21 milhões de moedas é pouco, no entanto o bitcoin pode ser dividido até 8 casas décimais, como exemplo, é possível ser detentor de 0,00000001 bitcoins.
Em que é baseado o bitcoin?
As moedas tradicionais outrora foram baseadas nas reservas de ouro ou de prata do emitente. Antigamente um detentor de dólares sabia que esses mesmos dólares em qualquer altura poderiam ser trocados por ouro no banco. O bitcoin não é baseado em ouro, mas sim em matemática.
Para a geração de bitcoins bem como para as transferência de bitcoins são usadas formulas matemáticas que estão implementadas em software open-source e disponíveis a qualquer pessoa. O facto de ser open-source permite que qualquer pessoa possa em teoria auditar o protocolo bitcoin de forma a saber como o mesmo funciona.
Que características tem o bitcoin?
O bitcoin tem várias caracteristicas importantes.
1 – É uma moeda descentralizada
A rede bitcoin não é controlada por nenhuma autoridade central. Cada computador que minera bitcoins e processa pagamentos de bitcoins faz parte desta rede e portanto trabalha em conjunto com todos os outros computadores da rede. O que isto significa é que em teoria que não existe uma autoridade central a mudar as regras do jogo a meio – veja-se o caso do Chipre em 2013 em que o Banco Central Europeu decidiu que parte dos depósitos revertiam a favor de uma outra entidade. Com o bitcoin isto não é possível, uma vez que não existe uma autoridade central com poderes para retirar bitcoins a pessoas individuais ou a outras entidades.
2 – Simples e sem custos iniciais
Na banca tradicional a abertura de uma conta requer que sejam preenchidos determinados parâmetros, são ainda necessário documentos e comprovativos que tornam o processo burocrático. No bitcoin é possível configurar um endereço para fazer transacções em poucos segundos, não existe burocracia, não existem depósitos iniciais e não existem taxas.
3 – É uma moeda anónima
De certa forma, uma vez que cada utilizador pode ter vários endereços e a estes endereços não estão associadas moradas, e-mails, telefones ou outra qualquer informação pessoal.
4 – É uma moeda completamente transparente
Todas as transacções feitas ficam registadas na rede bitcoin, a este registo dá-se o nome de blockchain. Este registo mostra todas as transacções associadas aos endereços e qual o saldo de bitcoins que esse endereço tem. Existem medidas que podem ser tomadas para que a exposição seja um pouco menos óbvia, tais como usar um novo endereço para cada transacção, não transferir grandes quantidades de bitcoins para um único endereço, entre outras...
5 – Os custos de transacção são minúsculos
É comum um banco cobrar cerca de 10 euros por uma transacção internacional. No bitcoin uma transacção tem o custo de 0,0001 bitcoins neste momento. É possível ainda não pagar quaisquer custos de transacção, no entanto o tempo de processamento pode ser afectado caso não sejam pagas taxas.
6 – É rápido
Para fazer uma transacção internacional usando um banco além de caro pode demorar dias. Com o bitcoin, uma transacção demora apenas alguns minutos.
7 – As transacções não são repudiáveis
Quando é enviado um pagamento por bitcoin não há como voltar atrás. Hoje em dias métodos de pagamento como Cartão de Crédito ou o Paypal são métodos de pagamento repudiáveis, existem muitos casos de lojas, prestadores de serviços ou outras entidades que sofrem com a situação tipo de enviarem um bem ou um serviço mediante um pagamento que a outra parte vais mais tarde repudiar, fazendo que o quem enviou o bem ou serviço seja prejudicado. No bitcoin isto não acontece, se for enviado um pagamento em bitcoin, pode ter a certeza que esses bitcoins são seus, não há nenhuma entidade que tenha poder retirar os bitcoins que recebeu.
Deseja estar a par do que se está a passar no mundo Bitcoin? Subscreva gratuitamente o e-MailBlog e fique a par das últimas novidades.
Como obter um endereço bitcoin?